Avalie este artigo!

Hoje vamos falar sobre o lucro de uma loja de roupas, um fator importantíssimo no seu negócio, já que o futuro da sua empresa depende dos lucros e investimentos feitos através dele.

Cuidar da vida financeira de uma loja de roupas requer muito cuidado e atenção, não é tarefa fácil, porém vamos te dar dicas de como conseguir equilíbrio nos lucros e também os fatores que prejudicam a sua empresa para não alcançar o objetivo. Confira abaixo, como ter o lucro de uma loja de roupas ideal.

Conheça a nova coleção Outono Inverno 2019 Divero Jeans

Baixo desempenho dos colaboradores

O baixo desempenho dos colaboradores pode prejudicar e muito o lucro de uma loja de roupas. Uma pessoa que não gosta de moda e não se interessa em pesquisar sobre as tendências, estar antenada com as novidades, também não gosta da rotina logística, e não curte trabalhar com atendimento, infelizmente não está apto para o trabalho.

A dica é, ao contratar um colaborador, pesquisar como a pessoa se comporta nas redes sociais, e também solicitar o preenchimento de  um questionário, de como a mesma reagiria a certos assuntos ocorridos na loja, e por último, e não menos importante, visualizar o perfil, vestimento e comportamento.

Falta de planejamento

A falta de planejamento prejudica e muito o desempenho e o lucro de uma loja de roupas. Como diz um velho ditado, “A perfeição é inimiga da pressa”.

Recomendamos, que o planejamento de uma loja de roupas seja feito no início do ano, propondo as principais datas comemorativas para fazer as ações comerciais, promoções, eventos e descontos.

Esse planejamento é muito importante e requer atenção, baseie-se nos resultados no ano anterior visando crescimento, mas com cautela.

Pesquisa de mercado

Uma loja de roupas precisa sim fazer pesquisa de mercado. Entrar em outras lojas, verificar o que seus concorrentes estão vendendo, principalmente o que seu público está procurando. Manter o lucro de uma loja de roupas também depende de você estar bem conectada com a atualidade e seu público-alvo.

Por isso, saia da “zona de conforto” e procure inspirações, visite as lojas de um shopping e outras de bairro, perceba o atendimento, a exposição, a vitrine. Tudo que encontrar que se assemelha ao seu publico e puder levar ao seu negócio, com certeza será de grande conhecimento e experiência para lucrar ainda mais.

Corte gastos

Com os resultados do planejamento, você consegue verificar o desempenho de suas ações e o lucro de uma loja de roupas. Se surtiram bom efeito ou não, se é melhor mudar a estratégia ou eliminá-la. Assim você pode eliminar os gastos que não estão trazendo o resultado esperado e investir em outra ação.

Estoque em peso

Para o lucro de uma loja de roupas estar em dia, é muito importante você cuidar do estoque. Uma loja de roupas com estoque acima do normal é preocupante, pois é dinheiro parado.

Faça ações de final de coleção, eventos, descontos, movimente o estoque, o faça girar e lhe dar resultado. Será adquirido um lucro menor, mas é uma opção mais favorável que mantê-lo parado e não poder renovar o estoque com a coleção atual.

Fluxo de caixa

Mantenha sempre seu caixa organizado e em dia. Para o lucro de uma loja de roupas ter o resultado esperado, você precisa ter controle diário do dinheiro que entra e sai do seu fluxo caixa. Fique de olho!

Conheça seus produtos

Um lojista que conhece os produtos que está vendendo, tem muito mais retorno dos seus clientes e o aumento do lucro de uma loja de roupas. Se você trabalha com marcas preocupadas com qualidade e diferenciação em um mercado competitivo, solicite o material da coleção que você acabou de adquirir.

Por exemplo, você trabalha com jeans, atualmente temos no mercado, várias modelagens, tecidos, tecnologias, enfim, uma infinidade de novidades. Então, solicite esse material e o estude com atenção, todas as informações são argumentos de venda, é algo que você pode atribuir na conversação com o cliente, e até em vendas adicionais.

Organize seus lucros

Um critério muito importante a ser seguido, para manter o lucro de uma loja de roupas, é não misturar a vida financeira da empresa com a vida financeira pessoal.

Isso deve estar muito bem dividido, pois como falamos acima, você precisa manter o fluxo de caixa organizado e em dia. Isso fugirá do seu controle se você tirar dinheiro do caixa para pagar contas pessoas. Essa dica é muito importante, fique atento se isso acontece em sua loja de roupas.

Condições de pagamento

Para manter clientes fidelizados e também garantir um fluxo de pessoas na loja de roupas, é importante você dar condições de pagamento ao seu cliente, visando seu público-alvo.

Trabalhe com crediário interno, cartão de crédito e dê opções de parcelamento que favoreçam seu cliente.  Essa facilitação de parcelar, favorece o lucro de uma loja de roupas, por garantir que o cliente volte no próximo mês e compre mais.

Concluímos assim, que para o lucro de uma loja de roupas ser favorável e realmente lucrativo, onde você possa fazer investimentos a partir dele, é necessário abranger vários critérios que citamos acima. Ter a mente aberta para novidades e estar sempre se atualizando é importante para o crescimento e bom fluxo da sua loja de roupas.

Para ficar por dentro de dicas como essa, confira nosso blog!