Você já ouviu falar que uma equipe motivada é uma equipe super vendedora? Bom, isso vem se tornando um dos principais fatores para aumentar as vendas. Uma equipe desmotivada pode baixar e muito seu ticket médio, e ainda fazer com que os clientes não voltem a sua loja, pela forma como foram atendidos.

Uma equipe de vendas precisa de um gerente preparado para dar atenção e resolver os problemas de sua equipe, precisa detectar o que está baixando as vendas e, tomar uma decisão para melhorar esse processo. Por isso, é muito importante possuir uma pessoa focada para cuidar dessa área e manter a equipe motivada.

E você? Está aí se perguntando se sua equipe é motivada e se esses problemas estão ocorrendo em sua loja? Acompanhe abaixo, 8 dicas que preparamos para manter sua equipe motivada sempre!

Boa leitura! 🙂

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades | Divero Jeans

1- Pense no perfil do seu vendedor

Seu vendedor está desmotivado ou ele não tem o perfil de vendedor? Muitas pessoas ingressam no ramo logístico mas, não tem a simpatia, jogo de cintura e motivação que um vendedor deve ter todos os dias, independente da situação.

Em alguns casos, não é questão de treinamento ou de má vontade do vendedor, mas sim, porque ele simplesmente não se adéqua ao perfil que o lojista precisa na loja.

Não insista em pessoas que você já percebeu que não vão se encaixar a sua equipe, uma equipe motivada também deve contar com perfis semelhantes, pessoas que tem a habilidade de avaliar rapidamente a situação e sair sem prejudicar seu local de trabalho.

2- Valorize os bons

Se você formou uma equipe de vendas que está dando certo, agradeça e valorize-a. Uma equipe motivada para prosseguir sempre no caminho certo, também tem de ser valorizada e entendida.

Seja generoso com quem lhe traz bons clientes, faz vendas significativas e também lhe expõe as dificuldades e problemas diários.

3- Brindes e bonificações

Aqui nós tocamos claramente no ego de cada um. Sim, competição também é uma forma de manter uma equipe motivada.

Gerar uma bonificação, principalmente em dinheiro, faz com que seus vendedores se empenhem cada vez mais em bons resultados, buscam arduamente por bons e fiéis clientes, acompanhados de ótimas vendas.

Então, não deixe de pensar nesse assunto, com certeza aumentará suas vendas e tornará sua equipe motivada a buscar sempre mais e melhores resultados.

4- Uma equipe motivada não é nada sem treinamentos

Possibilite a seus vendedores treinamento de vendas e conhecimento dos produtos que você tem na loja. Modelagem, tecido, tendências e formas de vendas, se estiverem na ponta da língua dos seus vendedores, são ótimos argumentos de venda.

Em pleno século XXI, com tantas informações em todos os lugares, os consumidores acabam muitas vezes chegando primeiro com as novidades. É por isso, que treinamentos são muito importantes para manter sua equipe motivada e vender mais.

Quem conhece seus produtos e sabe o que está vendendo, torna a venda muito mais rápida e ágil.

5- Ações comerciais

É importante também, promover ações comerciais na sua loja, não apenas nos lançamentos, mas também para eliminar estoque, por exemplo, crie campanhas que na compra acima de um certo valor, o cliente ganha mais uma peça selecionada, ou crie uma semana do Festival do Jeans, onde na compra de uma calça, você leva a segunda por um preço diferenciado.

São essas ações que ajudam a eliminar seu estoque, para renová-lo com peças atualizadas e que os clientes estão a procura.

Essa é uma das formas de manter sua equipe motivada, afinal de contas, os lançamentos chamam muito mais atenção do cliente, criando um impulso de compra, aumentando o ticket do vendedor e consequentemente da loja.

6- Gatilhos Mentais

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro, que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.

Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados nas vendas. Estimule seus vendedores a estudar sobre o assunto e começar a introduzir em suas vendas. Acompanhe os resultados e sua equipe motivada vai ter ainda mais sucesso.

7- Crenças Limitantes

Está pensando o que seriam essas duas palavras que não estão no seu dia a dia? Calma que nós temos a resposta. Crença limitante nada mais é que algo em que você acredita e que limita você de alguma forma.

Olha esse exemplo: “Não gosto dessa calça e por isso não vou vender em minha loja.” “Meus clientes são assim e não vão mudar.” “Não vou modernizar meu sistema porque não vou me acostumar.” Isso é CRENÇA LIMITANTE, você não se permite a algo novo, mas nem tentou.

Ficar parado no tempo desmotiva seus vendedores e distância seus clientes, equipe motivada precisa estar atualizada, junto das novidades, acompanhando o mundo, as tendências, as diferenças, e claro, tendo espaço e motivação para trazer isso para o dia a dia.

8- Esteja Presente

Pra terminar o post de hoje, uma dica essencial. Esteja presente em seu negócio. Se mostrar um patrão interessado e preocupado com a equipe, vendas, ações, clientes, é exemplo de motivação aos vendedores.

Mostra que você não está só cobrando resultados, e sim ajudando a realizá-los. Equipe motivada por um líder a altura, tende a crescer e fazer sucesso.


Para ficar sempre por dentro de todas as nossas dicas para melhorar cada vez mais sua loja de roupas, não deixe de conferir nosso blog, com conteúdos fresquinhos toda semana.

Participe do CLUBE DOS LOJISTAS DIVERO JEANS e venda muito mais e melhor!