Hoje o post é sobre fluxo de caixa. É um dos métodos mais importantes em sua loja de roupas e, como já falamos aqui, existem vários aspectos no seu negócio que é necessário muita atenção e conhecimento.

E um deles, é a gestão correta da sua loja de roupas, o fluxo de caixa deve ser rigorosamente acompanhado diariamente. Requer planejamento, organização e bom senso. Seja uma loja pequena ou grande, o modo como você irá trabalhar com  seu fluxo de caixa pode resultar no sucesso ou não, da loja de roupas.

Mas calma aí, não é complicado como parece não, na verdade é bem fácil, só requer atenção e um pouco de conhecimento. Por isso, te trouxemos algumas dicas de como trabalhar com seu fluxo de caixa e tirar isso de letra. Acompanhe!

Participe você também do Clube do Lojista, é grátis, fácil e simples! | Divero Jeans

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa nada mais é que o registro das entradas e saídas de dinheiro da sua loja de roupas. É o controle de toda e qualquer movimentação financeira na empresa.

No fluxo de caixa, você deve registrar qualquer despesa com a loja de roupas, compra de mercadoria, aluguel, salários  dos vendedores, limpeza, energia e, por aí vai. Todo dinheiro gasto referente a loja, você deve ter o controle em uma planilha.

Como também, deve anotar todo o dinheiro que entra com as vendas. Esse controle é importante, pois nem todos os meses serão satisfatórios para sua loja de roupas e, então, você precisará se planejar e organizar tudo para não faltar dinheiro.

Como elaborar o fluxo de caixa na loja de roupas?

Como citamos acima, todas as entradas e saídas do fluxo de caixa devem estar em uma planilha de controle. E para ficar mais claro, vamos citar aqui, uma divisão de gastos que são mais comuns em lojas de roupas.

  • Despesas fixas – Essas são as primeiras despesas que você cobrirá no seu fluxo de caixa. Como aluguel, energia, IPTU, internet, água e o que mais demandar a manutenção da loja de roupas;
  • Despesas variáveis – São os gastos que variam durante os meses, como impostos e comissões sobre vendas;
  • Folha de pagamento – Os salários dos vendedores são geralmente, o mesmo valor durante o ano, mas é importante estar preparado para o 13° e férias no final de ano. Então, mantenha seu fluxo de caixa bem organizado;
  • Marketing e Propaganda – Existem formas de divulgar a loja de roupas de forma grátis, mas também é preciso uma reserva para propagandas externas e materiais de marketing para disponibilizar aos clientes;
  • Compra de produtos – Um gasto muito frequente na loja de roupas, é com a compra de mercadoria. Para as compras serem feitas de maneira mais assertiva possível, é preciso ter um controle de todo seu estoque. Uma gestão correta do estoque também favorece seu fluxo de caixa.

Quais ferramentas podem ser utilizadas para te ajudar a montar esse controle do fluxo?

Dados tão importantes não podem ser armazenados em um simples caderno, não é mesmo? E é por isso, que recomendamos uma planilha, pois muitos usam o tradicional Excel, mas o Google também disponibiliza de forma gratuita planilhas bem elaboradas.

Como já citamos, organização e praticidade no controle do fluxo de caixa é muito importante e também para uma boa visualização e entendimento dos gastos e lucros da loja de roupas. Existem também softwares de gestão financeira, vale a pena apostar.

O que não pode ficar para trás desse planejamento

o saldo do fluxo de caixa não indica simplesmente que a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades. O saldo final deve ser conferido todos os dias.

Saldos diários altos e, também negativos quanto positivos, necessitam de melhoramentos na organização financeira, pois resultam no saldo negativo ou positivo e que poderiam render melhores condições de pagamento a fornecedores. Para ter uma empresa saudável é preciso controlar o fluxo de caixa da sua loja de roupas.

Por que é importante?

Ao elaborar o fluxo de caixa, o lojista terá uma visão do presente e do futuro. É uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa.

Com essa tranquilidade, o empreendedor pode antecipar algumas decisões importantes, como a redução de despesas sem o comprometimento do lucro, o planejamento de investimentos, a organização de promoções para desencalhe de estoque, o planejamento de solicitação de empréstimos, e outras medidas para que possíveis dificuldades financeiras possam ser evitadas ou minimizadas.

Catálogo Outono Inverno 2019 | Baixe gratuitamente | Divero Jeans

Gostou dessa dica, lojista? Então não deixe de conferir nosso conteúdo super especial de como manter sua equipe sempre motivada!