Avalie este artigo!

Manter uma equipe de vendas sempre motivada garante grande parte do crescimento e sucesso da sua loja de roupas. É muito importante você  estar atento a todas as vendedoras da sua loja de roupas, pois em muitos casos que a loja acaba perdendo o cliente pelo atendimento incorreto do vendedor.

Os funcionários valorizam o reconhecimento no ambiente de trabalho e, com o mercado se tornando cada vez mais competitivo, o lojista precisa manter uma boa equipe de vendas em sua loja de roupas.

Quer saber como fazer isso? Citamos abaixo algumas estratégias bem práticas para começar a trabalhar com sua equipe de vendas.

1. Treinamento motivacional para sua equipe de vendas

Investir em treinamentos para sua equipe de vendas pode lhe trazer mais benefícios do que imagina. Treinamentos periódicos trazem segurança e autoconhecimento para sua equipe.

1. Treinamento motivacional para sua equipe de vendas

Muitas são ótimas vendedoras, mas, ainda lhes faltam um certo conhecimento sobre suas potenciais habilidades. E é isso que o treinamento traz, o passo a passo da vendedora em toda a jornada do cliente, desde a abordagem na entrada da loja, até a finalização das compras.

Ao treinar sua equipe de vendas, você impulsiona o aprimoramento das habilidades das vendedoras, elas conhecem novas estratégias e podem atribuir esse conhecimento no dia a dia da loja. E o principal, faz com que elas acreditem muito mais em seu próprio potencial, dando o melhor de si.

2. Crie uma premiação entre as vendedoras

Bom, quem não gosta de ser premiado por seu bom desempenho, não é mesmo? Com a equipe de vendas esse critério é muito mais válido. Premiação é algo que instiga as vendedoras a correr atrás de melhores vendas e, estar sempre em busca de novos clientes.

Promova em sua loja de roupas, uma premiação saudável e competitiva. Desafie a buscar as melhores vendas e novos clientes. Proponha uma premiação satisfatória e justa para sua equipe de vendas. Isso demonstra que você percebe o desempenho de cada uma e valoriza um trabalho de qualidade.

3. Valorize o local de trabalho

Nem todos os lojistas levam esse critério em consideração, mas é muito importante para a equipe de vendas, ter um espaço adequado para trabalhar. Isso inclui também as ferramentas utilizadas para decoração da loja e vitrine.

Por exemplo, qualquer vendedora fica desmotivada ao ver que os manequins já não estão em bom estado, que as araras estão danificadas, e entre outros detalhes essenciais.

Além de desmotivar sua equipe de vendas, o cliente percebe seu desinteresse em renovar os objetos da loja, nem que seja aos poucos, reserve uma determinada quantia mensal, para destinar a compra de novas ferramentas de trabalho.

É importante não só para o melhor desempenho da sua equipe, mas também para a visão que o cliente terá da sua loja de roupas.

4. Seja um líder

Ser um líder não significa que você deva exigir os resultados e impor as vendas. Ser um líder para sua equipe de vendas, significa incentivar, colaborar, mostrar o ritmo de trabalho que você espera da sua equipe. Ela espera que você seja um facilitador, um incentivador do trabalho que estão prestando.

Como líder, você deve ajudar sua equipe de vendas a alcançar os resultados, conversar com cada um separadamente, expor os resultados e datas a serem cumpridas. Confie na sua equipe, é essencial, assim cada um também confiará no líder para buscar auxílio e expor suas ideias.

5. Feedbacks positivos

Dar um retorno positivo a sua equipe de vendas é o seu reconhecimento exaltando o ego dessas vendedoras. Pois, geralmente quando um vendedor perde uma venda, é rapidamente criticado por sua falha, no entanto quando faz uma venda produtiva não é lembrado ou recebe os parabéns.

Parecem meros detalhes, mas para um vendedor que está dia a dia se superando nas vendas, um simples “parabéns” pode motivá-lo a ser mais forte para a próxima venda.

6. Reconheça e valorize uma boa equipe de vendas

Reconheça e diga o quanto sua equipe de vendas é importante para a empresa. Saber reconhecer e orientar são atitudes de um líder de sucesso. Fique feliz com as vitórias, vibre junto, participe das realizações obtidas.

7. Uma loja precisa de uma equipe fiel

Formar uma boa equipe de vendas é essencial para o sucesso do seu negócio. Vendedores que estão dispostos a estar ao seu lado, crescendo com a empresa.

Uma equipe de vendas fiel e parceira, com base sólida e segura para sustentar a sua loja de roupas. Mas, você deve estar pensando: “vendedores vem e vão, posso contratar outros.” Sim, você pode, mas não é tão simples formar uma boa equipe de vendas, isso pode levar algum tempo. Por isso, valorize seus bons vendedores para que façam parte da empresa de forma fiel e sólida.

8. Proponha dinâmicas em grupos

Dinâmicas entre a equipe de vendas são ótimas para quebrar o gelo entre os vendedores e a própria empresa. Realize atividades pelo menos uma vez por mês, reúna a equipe e proponha descontração e divertimento.

Essa interação, além de se conhecerem melhor, também melhora a motivação e desempenho nas atividades da empresa.

9. Defina as metas

É importante que as metas a serem cumpridas fiquem bem claras para sua equipe de vendas. Trabalhe com números precisos e definidos com base nas vendas anteriores, sempre aumentando a margem de vendas, é claro.

Estimular metas para a equipe de vendas

A cada período determinado pelo líder, é preciso aumentar a meta de cada um. Isso precisa ser feito com muito tempo e precisão, para que sejam repassadas metas reais e justas a equipe de vendas.

10. Avalie os resultados

Se você quer continuar no caminho certo e instruindo corretamente sua equipe de vendas, é muito importante que você avalie os resultados obtidos pelos critérios acima.

Realize reuniões semanais e deixe sua equipe de vendas bem informada sobre os resultados, sejam bons ou ruins, essa informação é necessária repassar. A reunião é para entender o que provocou a baixa nas vendas e analisar as estratégias que deram resultados positivos.

Avalie esses resultados, elogiando quem atingiu a meta e teve sucesso durante o determinado período. E para quem não conseguiu, se reúna separadamente para fazer as orientações necessárias. O objetivo dessas reuniões não é o julgamento, mas sim, estimular a equipe de vendas a se empenhar cada vez mais pelo sucesso da sua loja de roupas.

Com essas dicas ficou mais fácil elaborar uma boa equipe, não é mesmo? E para não ficar de fora sobre nenhuma dica de gestão, nos convidamos a conferir o blog Divero Jeans, que vem recheado de novidades toda semana.